ARQUITETURA NA FAVELA - ARQUITETURA DA FAVELA

Neste Blog é apresentado o Diário de Campo da pesquisa de doutorado denominada - Chão desenvolvida no período de 2008 a 2012 no curso de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Esta pesquisa teve como principal ação a produção colaborativa do conhecimento entre universidade (FAUUSP) e população (Comunidades do distrito de Brasilândia). Para isso foram criadas celulas de pesquisa em locais estratégicos para o desenvolvimento destes estudos na região. Os resultados desta pesquisa estão disponíveis em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-30082012-092124/pt-br.php , bem como no site http://espiral.net.br/brasilandia/index.html .

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novas derivas - estudos da memória da moradia no distrito de Brasilândia


No último dia 21, os pesquisadores do NEP Brasilândia, fizeram uma série de gravações que são base para os estudos sobre memória e moradia. Participaram dos estudos Regicida ( Espaço Cultural do Morro), JC ( Mosobe), Mitiko (Mosobe), André ( Estudante da região), Cecilia Machado ( FAUUSP). Foram entrevistados moradores das regiões já consolidadas bem como das áreas em processo de expansão e consolidação.

RODA DE MEMÓRIA - DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS A PRODUÇÃO DE NOVOS SABERES

No último dia 07 de maio, foi realizada uma exposição chamada Brasilândia suas Vilas e Jardins na Escola Estadual Profª Luiza Salette Junca de Almeida, na Av. Deputado Cantídio Sampaio, 1701 na Vila Souza - Distrito de Brasilândia. Foram apresentadas nesta exposição fotos antigas da região, documentários sobre a memória local, bem  como foram realizadas rodas de memória e debates. A exposição foi organizada pelo Ponto de Memória da Brasilândia que tem  o apoio do IBRAM, PRONASCI em colaboração com o Núcleo de Estudos da Paisagem da  FAU USP. Para o desenvolvimento do trabalho o núcleo contou com a participação de Regis (Espaço do Morro), José Carlos (Mosobe), e Mitiko (Mosobe), parceiros pesquisadores que estão desenvolvendo estudos sobre a memória local.

Trecho Norte do Rodoanel discutivo agora em MUITAS NOVAS AUDIÊNCIAS....

A partir de Fevereiro de 2011, uma série de audiências vem sendo realizadas para discutir a implantação do Rodoanel Trecho Norte. Antes, estas audiências só eram realizados nos centros e distante da população das áreas afetadas, agora são realizadas junto às comunidades... mas a população se pergunta....qual a validade destas novas audiências que parecem agora tardias???

CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS AUDIÊNCIAS
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 27 DE MAIO , ÀS 11 HORAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, chamada pela Comissão de Políticas Urbanas, sendo convidados a Dersa e o Secretário de meio ambiente Eduardo Jorge.
1 – Jardim. Corisco/Vila Rica/ Três Cruzes/Cabuçu
Data: 04/06/2001 Horário: 11 horas
Local: Escola Municipal Cel. Hélio Franco – Jd. Corisco
Lideranças responsáveis: Denilson e Francisco

2 - Jardim Pedra Branca/Tremembé
Data: 04/06/2011 Horário: 15 horas
Local: Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida
Lideranças responsáveis: Cristina e Januário

3 – Jardim Paraná
Data: 11/06/2011 Horário: 10 horas
Local: Ainda não determinado
Lideranças locais: Tião e Chiquinho

4 – Parada de Taipas
Data: 11/06/2011 Horário: 15 horas
Local: Ainda não determinado
Lideranças responsáveis: Sônia, Luciene, Rose, Miguel e Mônica

5 – Jardim Peri/Inajar de Souza
Data: 18/06/2011 Horário: 10 horas
Local: Ainda não determinado
Lideranças responsáveis: Tião e Chiquinho

6 – Brasilândia
Data: 18/06/2011 Horário: 15 horas
Local: Igreja de zinco – Vila Penteado
Lideranças responsáveis: Silva e Giba