No último dia 21, os pesquisadores do NEP Brasilândia, fizeram uma série de gravações que são base para os estudos sobre memória e moradia. Participaram dos estudos Regicida ( Espaço Cultural do Morro), JC ( Mosobe), Mitiko (Mosobe), André ( Estudante da região), Cecilia Machado ( FAUUSP). Foram entrevistados moradores das regiões já consolidadas bem como das áreas em processo de expansão e consolidação.
ARQUITETURA NA FAVELA - ARQUITETURA DA FAVELA
Neste Blog é apresentado o Diário de Campo da pesquisa de doutorado denominada - Chão desenvolvida no período de 2008 a 2012 no curso de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Esta pesquisa teve como principal ação a produção colaborativa do conhecimento entre universidade (FAUUSP) e população (Comunidades do distrito de Brasilândia). Para isso foram criadas celulas de pesquisa em locais estratégicos para o desenvolvimento destes estudos na região. Os resultados desta pesquisa estão disponíveis em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-30082012-092124/pt-br.php , bem como no site http://espiral.net.br/brasilandia/index.html .
quinta-feira, 26 de maio de 2011
RODA DE MEMÓRIA - DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS A PRODUÇÃO DE NOVOS SABERES
No último dia 07 de maio, foi realizada uma exposição chamada Brasilândia suas Vilas e Jardins na Escola Estadual Profª Luiza Salette Junca de Almeida, na Av. Deputado Cantídio Sampaio, 1701 na Vila Souza - Distrito de Brasilândia. Foram apresentadas nesta exposição fotos antigas da região, documentários sobre a memória local, bem como foram realizadas rodas de memória e debates. A exposição foi organizada pelo Ponto de Memória da Brasilândia que tem o apoio do IBRAM, PRONASCI em colaboração com o Núcleo de Estudos da Paisagem da FAU USP. Para o desenvolvimento do trabalho o núcleo contou com a participação de Regis (Espaço do Morro), José Carlos (Mosobe), e Mitiko (Mosobe), parceiros pesquisadores que estão desenvolvendo estudos sobre a memória local.
Trecho Norte do Rodoanel discutivo agora em MUITAS NOVAS AUDIÊNCIAS....
A partir de Fevereiro de 2011, uma série de audiências vem sendo realizadas para discutir a implantação do Rodoanel Trecho Norte. Antes, estas audiências só eram realizados nos centros e distante da população das áreas afetadas, agora são realizadas junto às comunidades... mas a população se pergunta....qual a validade destas novas audiências que parecem agora tardias???
CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS AUDIÊNCIAS
AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 27 DE MAIO , ÀS 11 HORAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, chamada pela Comissão de Políticas Urbanas, sendo convidados a Dersa e o Secretário de meio ambiente Eduardo Jorge.
1 – Jardim. Corisco/Vila Rica/ Três Cruzes/Cabuçu
Data: 04/06/2001 Horário: 11 horas
Local: Escola Municipal Cel. Hélio Franco – Jd. Corisco
Lideranças responsáveis: Denilson e Francisco
2 - Jardim Pedra Branca/Tremembé
Data: 04/06/2011 Horário: 15 horas
Local: Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida
Lideranças responsáveis: Cristina e Januário
3 – Jardim Paraná
Data: 11/06/2011 Horário: 10 horas
Local: Ainda não determinado
Lideranças locais: Tião e Chiquinho
4 – Parada de Taipas
Data: 11/06/2011 Horário: 15 horas
Local: Ainda não determinado
Lideranças responsáveis: Sônia, Luciene, Rose, Miguel e Mônica
5 – Jardim Peri/Inajar de Souza
Data: 18/06/2011 Horário: 10 horas
Local: Ainda não determinado
Lideranças responsáveis: Tião e Chiquinho
6 – Brasilândia
Data: 18/06/2011 Horário: 15 horas
Local: Igreja de zinco – Vila Penteado
Lideranças responsáveis: Silva e Giba
Assinar:
Postagens (Atom)