ARQUITETURA NA FAVELA - ARQUITETURA DA FAVELA

Neste Blog é apresentado o Diário de Campo da pesquisa de doutorado denominada - Chão desenvolvida no período de 2008 a 2012 no curso de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Esta pesquisa teve como principal ação a produção colaborativa do conhecimento entre universidade (FAUUSP) e população (Comunidades do distrito de Brasilândia). Para isso foram criadas celulas de pesquisa em locais estratégicos para o desenvolvimento destes estudos na região. Os resultados desta pesquisa estão disponíveis em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-30082012-092124/pt-br.php , bem como no site http://espiral.net.br/brasilandia/index.html .

sexta-feira, 11 de março de 2011

JOVEM PAN ON LINE DIVULGA: Mudança no traçado do Rodoanel Norte é inevitável

A obra, orçada em R$ 5,3 bilhões, deve ser concluída em 36 meses

Mudança no traçado do Rodoanel Norte é inevitável
Reprodução
Jornal da Manhã

Thiago Uberrei
Mudanças no traçado do trecho norte do Rodoanel serão inevitáveis para amenizar os impactos na Serra da Cantareira e reduzir as desapropriações. O projeto foi definido no ano passado, ainda na gestão José Serra, e está em análise no Consema, Conselho Estadual do Meio Ambiente.
A proposta atual prevê seis túneis e acesso às Avenidas Raimundo Pereira de Magalhães e General Edgar Facó e às rodovias Fernão Dias e Dutra. A obra, orçada em R$ 5,3 bilhões, deve ser concluída em 36
meses, mas deverá atrasar.
Com 44 quilômetros de extensão, o Rodoanel Norte é o mais complicado em razão da Serra da Cantareira. No entanto, avaliações internas da secretaria indicam que alterações no traçado serão inevitáveis.
Em relação a desapropriações estão previstas cerca de 2.500, entre residências e estabelecimentos comerciais. Em resposta ao repórter Thiago Uberreich, o governador Geraldo Alckmin admite que o atual traçado não é ponto de consenso. “A asa norte está sendo estudada (…) Hoje, nós temos tecnologia para realizar obras respeitando o meio-ambiente”. O governador lembra que o futuro pedágio do trecho sul do Rodoanel vai servir para bancar as obras da asa leste.
O gerente de gestão ambiental da Dersa, Marcelo Arreguí, explica que o Consema pode solicitar mudança de traçado. De acordo com o gerente de gestão ambiental da Dersa, Marcelo Arreguí, ainda não existe prazo para o fim dos trabalhos do Consema.
O professor de transportes da USP, Jaime Waisman, afirma que o Estado terá de mudar o traçado para que a obra não fique inviável. Waisman acha impossível que o trecho norte do Rodoanel seja feito por túneis em praticamente toda extensão

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