ARQUITETURA NA FAVELA - ARQUITETURA DA FAVELA

Neste Blog é apresentado o Diário de Campo da pesquisa de doutorado denominada - Chão desenvolvida no período de 2008 a 2012 no curso de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Esta pesquisa teve como principal ação a produção colaborativa do conhecimento entre universidade (FAUUSP) e população (Comunidades do distrito de Brasilândia). Para isso foram criadas celulas de pesquisa em locais estratégicos para o desenvolvimento destes estudos na região. Os resultados desta pesquisa estão disponíveis em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-30082012-092124/pt-br.php , bem como no site http://espiral.net.br/brasilandia/index.html .

sábado, 18 de dezembro de 2010

ESTUDO DE CAMPO - REUNIÃO COM PONTO DE MEMÓRIA E ESTUDOS DO EIA COM COMUNIDADE DA SERRA _ 11 de Dezembro

Neste participei de duas reuniões,  a primeira com o grupo de trabalho do Ponto de Memória foi bastante importante para fecharmos uma parceria nos estudos de memória no distrito. Eles apresentaram interesse em trabalhar com a USP e definimos para um outro momento formalizar esta parceria. Atualmente são feitos estudos de memória de forma colaborativa com um dos participantes do grupo, Élcio de Souza sobre a evolução da moradia no distrito, expansão urbana, movimentos sociais e a malandragem no distrito. Na reunião também definimos uma agenda parcial de trabalho para o primeiro semestre de 2011, constando nesta agenda um curso com o IBRAM sobre museologia social em março, uma oficina para finalizarmos o Plano de Ação também em março, e a organização de um evento em abril para a apresentação do Ponto de Memória para a comunidade.
Apresentei para o grupo uma possibilidade de fazermos estudos na própria USP, participando de aulas sobre história oral ou mesmo montando um grupo de estudos com eles sobre o assunto. JC um dos integrantes do Ponto de Memória que faz estudos sobre a comunidade negra no distrito, reforçou a necessidade da universidade desenvolver estudos e dar devolutivas à população. Além disso confirmou a presença no grupo de estudos sobre história oral.
A segunda reunião foi com moradores do Jardim Paraná para discutirmos questões do EIA do Trecho Norte do Rodoanel. Eles estavam preocupados porque durante a semana o Ministério Público Federal havia recomendado a suspensão das audiências públicas, porém o Consema não atendeu a essa recomendação. A recomendação do MPF tinha sido uma vitória para a população que recolheu assinaturas para o abaixo assinado que compôs essa ação. A notícia que o Consema não atendeu as recomendações foi preocupante, já que não havia muito tempo para organizar a população sobre a audiência de São Paulo no dia 16.
Tairton e Du, moradores do Jardim Paraná levantaram questões e discutimos o que estaríamos levando para esta audiência. Foi um momento muito importante, pois já revelou a autonomia dos moradores quanto à questões técnicas deste projeto.
Nesses dois grupos é possível ver resultados já do projeto chão, desde o fortalecimento mútuo de estudos propostos por integrantes do Ponto de Memória, como pela mobilização e autonomia da população do Jardim Paraná frente às questões do Rodoanel, processo que eles desconheciam até nosso trabalho na comunidade em outubro de 2010. Pesquisa e Cidadânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário