ARQUITETURA NA FAVELA - ARQUITETURA DA FAVELA

Neste Blog é apresentado o Diário de Campo da pesquisa de doutorado denominada - Chão desenvolvida no período de 2008 a 2012 no curso de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Esta pesquisa teve como principal ação a produção colaborativa do conhecimento entre universidade (FAUUSP) e população (Comunidades do distrito de Brasilândia). Para isso foram criadas celulas de pesquisa em locais estratégicos para o desenvolvimento destes estudos na região. Os resultados desta pesquisa estão disponíveis em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-30082012-092124/pt-br.php , bem como no site http://espiral.net.br/brasilandia/index.html .

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PASSEATA SOS CANTAREIRA - 27 de novembro de 2010

Essa passeata em favor da Serra da Cantareira, reuniu moradores da Zona Norte, parlamentares, e estudantes. Somente um morador do Jardim Paraná - Brasilândia esteve presente. Na passeata, como no movimento em si "contra o Rodoanel " ou a "favor da Serra", fica evidente uma divisão de interesses, entre os que lutam por moradia, os que lutam pela questão ambiental como se estas fossem dissociadas.

Um comentário:

  1. Olá Ciça Acredito que não estão de nehuma forma dissociadas, principalmente na Cantareira onde a questão da Moradia , é um fator muito grande do desmatamento. Entretanto, eu acredito que a questão que mais se coloca é do direito individual e do direito difuso (coletivo). A passeata foi um momento importante para que alguns moradores ampliassem sua visão da floresta como Um "bem comum", ao mesmo tempo que defendem sua casa. Isso aconteceu também com os povos da floresta da Amazonia, quando eles descobriram quea luta deles era tb ambiental e deveria ser internacionalmente reconhecida.
    Ivini Ferraz, coordenadora da RECANTA
    www.recanta.org.br

    ResponderExcluir