ARQUITETURA NA FAVELA - ARQUITETURA DA FAVELA

Neste Blog é apresentado o Diário de Campo da pesquisa de doutorado denominada - Chão desenvolvida no período de 2008 a 2012 no curso de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Esta pesquisa teve como principal ação a produção colaborativa do conhecimento entre universidade (FAUUSP) e população (Comunidades do distrito de Brasilândia). Para isso foram criadas celulas de pesquisa em locais estratégicos para o desenvolvimento destes estudos na região. Os resultados desta pesquisa estão disponíveis em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-30082012-092124/pt-br.php , bem como no site http://espiral.net.br/brasilandia/index.html .

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Morre um grande idealizador....Élcio, morador que acreditava na memória como fortalecimento social

Este blog é um diário de campo da pesquisa Chão. A intenção é apresentar em resumos o que está sendo discutido, e realizado junto com a população...os ganhos e as perdas...o simplesmente para relatar o que se passa.
O tema "Memoria" que é um dos mais desenvolvidos pelo projeto e que tem início no mestrado fica sem um dos seus principais colaboradores, o morador Élcio. O projeto de memória é um dos temas centrais deste projeto, como pode ser visto no site chao.net.br. Élcio, foi um grande colaborador dentro deste tema. Em um encontro na Associação Cantareira no final do ano passado, organizamos uma série de  estudos colaborativos, ele apresentou novas possibilidades de levantamentos acrescentando aos estudos que eu já realizava sobre expansão urbana no distrito (associando história oficial e oral), temas como a evolução da moradia no distrito, a história dos movimentos sociais locais e da criminalidade. Infelizmente, Élcio que estava internado no último mês faleceu com complicações de problemas pulmores. Os estudos serão concluídos e publicados para acesso de todos. A seguir algumas fotos dos nossos percursos pelo distrito. Obrigada Élcio....por novos olhares sobre a paisagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário